segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Les insectes.


Pode ser que você ache que eu sou apenas uma joaninha que escuta conversas alheias, ou que eu sou apenas uma minhoca enrolada em um bocado de terra. Tanto faz, eu não sou importante nessa história, apesar disso, achá-la digna o suficiente para ser contada.

Antes de vir parar aqui, eu vivia em um pequeno, porém confortável jardim de beira de piscina. Ali habitavam centenas de outros pequenos insetos, das mais variadas espécies. Mas as lindas borboletas sempre chamaram muito minha atenção. Elas tinham tantas cores! Posso te confiar um segredo? Já senti muita inveja delas. Mas isso já passou, assim como as borboletas, que já se foram há muito tempo.

Enfim, um dia eu acordei em uma folha qualquer ouvindo a conversa entre uma borboleta adulta e uma larva da mesma espécie:

-Olha, se eu fosse você, começaria comendo a folha pela ponta. E não pelo caule, sei que é a melhor parte, mas se voce comer o caule, a folha vai ao chão com você junto. Lembre-se que ainda não tem asas! -Dizia a borboleta.

- Ai, grande coisa, a queda não é tão grande. Vale a pena. Agora, se eu fosse você, não voaria tão junto a água. Você pode ficar cansada e nunca chegar a borda. - Respondeu a larva com um certo ar de arrogância.

E assim foi por uns dez minutos, uma dizendo para a outra o que fazer, mas sem jamais ouvir um pouco os conselhos recebidos.

E, você pode imaginar o que aconteceu. A borboleta se afogou, a larva caiu da folha. A cigarra não trabalhou durante o verão e a formiga não aproveitou sua vida. E eu fiquei só escutando, passiva, apática, indiferente.Até que um dia eu me dei conta que as centenas de outros pequenos insetos não estavam mais lá.

2 comentários:

  1. Borboletas burras, merecem mesmo morrer. Mas cade o conto dos porquinhos-da-índia? Foram eles que engoliram todas as centenas de pequenos insetos? brinks, parei de miar seu texto rs <3

    ResponderExcluir